Powered By Blogger

sábado, 19 de junho de 2010

Gestão por Competência.

Gestão de Competências vem sendo abordado como Gestão de Desempenho que busca integrar o desempenho das pessoas no nível organizacional. Gestão das Competências busca integrar o conceito de competência individual com a competência organizacional. Trata se de um processo de UP_SKIKING (requalificação), os trabalhadores estão assumindo novas responsabilidades tendo uma variedade de capacitar seus conhecimentos.
A Gestão de pessoas por competência trata se de um sistema alternativo a analise de gestão atual, relacionando à contribuição dos indivíduos a organização segundo o critério de desempenho, elas são propostas interdependentes sendo capaz de articular a estratégia das organizações.
A definição de Competência está baseada numa tríade conhecida como CHA, que são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que uma pessoa possui. O conhecimento tem relação com a formação acadêmica, o conhecimento teórico. A habilidade está ligada ao prático, a vivência e ao domínio do conhecimento. Já a Atitude representa as emoções, os valores e sentimentos das pessoas, isto é, o comportamento humano.

Thaíse Michele.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, esse é o caminho! Sem dúvida gestão por competências é uma das principais teorias da nova concepção de gestão de pessoas, porém o desafio maior dos gestores de recursos humanos, é como definir e desenvolver as múltiplas competências do quadro de pessoal das organizações.
    Marco Biss - Consultor certificado pela Thompson, Administrador e especialista em controladoria e finanças.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Vale lembrar que a gestão por competencia pode não se restringir a uma área específica da empresa, mas por toda a organização.
    Penso que esta ai, talvez a maior meta a ser efetuada pelos profissionais de rh e os demais da organização na identificação destes pontos e usufruir destes para o alcance dos objetivos organizacionais, por se tratar da competencia humana, do ser humano (suas habildades, conhecimentos e atitudes) tendo em vista a sua complexidade.

    Tatiane M. dos Santos
    Bacharel em Administração e Especialista em Contabilidade e Finanças UFPR

    ResponderExcluir