Powered By Blogger

terça-feira, 22 de junho de 2010

Entrevista com Profissional:



Fizemos uma entrevista com Profissional da área: Marco Antonio de Oliveira Biss - Consultor - Certificado pela Thompson, Administrador e Especialista em Controladoria e Finanças. Abordamos com uma pergunta de cada tema que consta em nosso blog. Segue abaixo as questões abordadas e a opinião de Marco Antonio de Oliveira Biss:


Gestão por Competências:
O que você acha sobre Gestão por Competências? E por que é importante ter em uma empresa?

"Essa metodologia permite tornar mensurável algo que está subjetivo dentro da organização, basicamente é mapear as competências presentes na empresa, definir quais são as competências necessárias para se alcançar a excelência organizacional e com base nos resultados obtidos, criar planos de ação para alinhar o capital intelectual das pessoas com a estratégias de negócios da organização. A importância da utilização desta ferramenta pelas organizações se dá nos resultados que podem ser obtidos como: maior produtividade, foco em resultados e um diferencial de mercado".


Treinamento e Desenvolvimento:
Por que é importante treinar e desenvolver pessoas na sua opinião?

"Não gosto muito da palavra treinamento, essa palavra lembra adestramento que ensina a realizar determinada tarefa deste ou daquele jeito ou apresentar esse ou aquele comportamento. Não adianta esperar que o colaborador já entre alinhado com a empresa, é necessário criar oportunidades para que as pessoas possam se desenvolver e obter o melhor de si e a qualificação é uma importante ferramenta para esse objetivo".


Recrutamento e Seleção:
Como é feito um bom recrutamento e seleção na sua opinião?

"Podemos dizer que obtivemos sucesso num processo de recrutamento e seleção quando o profissional selecionado encaixou-se perfeitamente no local, é o famoso “a pessoa certa no lugar certo”, primeiramente é necessário definir quais são as competências necessárias para o exercício da função (isso remete novamente a gestão por competências). Depois verificar as habilidades que o candidato possui e verificar qual o grau de importância dessas habilidades no cargo desejado".


Carreira:
Como você desenvolveu sua carreira em tão pouco tempo? Qual é o melhor plano de carreira em sua opinião?

"A Carreira é um processo continuo de desenvolvimento, nunca chegará ao seu fim, tão logo você alcance um objetivo já estará sedento por outro e assim sucessivamente, para se desenvolver é necessário fazer o que realmente gosta e definir metas de curto, médio e longo prazo e criar planos de ação como, por exemplo, pensando o que eu preciso fazer para estar daqui a 10 anos na gerência daquela empresa?"


Avaliação de Desempenho:
Você acha Avaliação de Desempenho importante? Por quê?

"A avaliação de desempenho é importante para identificar e mensurar as ações realizadas pelos colaboradores, facilitando assim o processo de feedback e analisar o desempenho individual e das equipes de trabalho. Existem hoje inúmeras metodologias para realizar a avaliação de desempenho uma delas é a avaliação 360º graus onde todos os colaboradores avaliam e são avaliados por seus pares, subordinados e superiores imediatos. A confidencialidade dos dados neste método da mais segurança para que os colaboradores possam responder com sinceridade. Essa é uma das metodologias mais utlizada atualmente pelas organizações".

Um comentário:

  1. Olá bom dia, não pude deixar de ler a entrevista Com o Sr Marco Antonio, e confesso achei bem interessante. Eu só queria acrescentar uma coisa: Quando o entrevistado fala de gestão por competencias me remete ao colaborador, o qual é e sempre será o FATOR mais importante de toda e qualquer organização, cabe tb à esse gestor a Habilidade de "desenvolver" competências, o entrevistado cita também não gostar do termo treinamento, eu não penso como ele, mas vá lá. No nosso senário atual capacitar e desenvolvover talentos é um diferencial são poucos os que fazem e que são capazes de realizar isso. Uma ferramenta em alta hoje é o "Mentoring", onde um pessoa capacitada se responsabiliza por desenvolver a melhor competencia do colaborador. Uma outra ferramenta para desenvolvimento profissional seria a Delegação de poderes, eu comento sobre o assunto neste artigo,

    http://admvanderlei.blogspot.com/2010/06/delegacao-de-poderes.html

    Parabens pelo trabalho
    Abs.

    Vanderlei Moraes

    ResponderExcluir