Powered By Blogger

domingo, 20 de junho de 2010

Avaliação de desempenho e Plano de carreira


Somos todos testemunhas de uma rapidez relacionada à evolução dos mais variados ramos do conhecimento humano, velocidade essa especialmente representada pelos contínuos aperfeiçoamentos e inovações nos campos científico e tecnológico.

Inseridas nesse entremeado de realidades técnicas, econômicas e sociais em constante mudança encontram-se as pessoas, através de quem as coisas acontecem, e as organizações, que elas formam e de quem dependem. Nesse encontro surge com grande força o papel do trabalho de equipe, da liderança e gestão participativa, exigindo dos modernos gerentes, perfis nunca antes imaginados.

A chave desse sucesso reside na existência de uma força de trabalho íntegra, motivada, capacitada e comprometida com a organização.

Dentre os vários mecanismos existentes, a Avaliação de Desempenho certamente é aquela que apresenta maior eficiência e eficácia, desde que adequadamente adaptado às particularidades e cultura das pessoas e das organizações.

Essas avaliações de desempenho servem para que seleções possam ser realizadas, para que as empresas saibam como está o andamento do seu esquema operacional e uma grande vantagem é a possibilidade de se descobrir talentos, identificando as qualidades e potencialidades de cada indivíduo.

No caso das avaliações em empresas, há alguns testes que podem ser feitos, como auto-avaliação (quando o próprio sujeito diz seus pontos fracos e fortes), escalas gráficas, relatório de performance, avaliação por resultados, etc.

Outro mecanismo que podemos citar é o Plano de Carreira, essencial para quem quer progredir no trabalho. Não possuindo um plano de carreira, a vida vira uma rotina sem perspectivas de melhora.

O plano de carreira tem por objetivo colocar a pessoa nos trilhos do sucesso pessoal, profissional, familiar e comunitário, programando, assim, o crescimento nas quatro áreas de maneira eficaz. Ele possibilita programar o tempo necessário para alcançar os objetivos e avaliar se os conhecimentos são suficientes ou não para realizar os projetos. Se não for, onde e quando buscá-lo? Do que precisa abrir mão, no presente ou no futuro, para tornar os sonhos reais? Investir mais ou menos energia em determinado momento, ajuda a conhecer tendências do mercado futuro e se programar para ser bem sucedido nas mudanças. O plano de carreira ajuda a pessoa a ter controle sobre sua própria vida evitando perca de tempo, conhecimento, dinheiro, energia, fazendo com que não traga os resultados esperados.

André Kamide

Nenhum comentário:

Postar um comentário